quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Atividade 2

Produção dos textos para o mural

O editorial
Fale aos alunos sobre a importância do editorial: ele expressa a opinião do jornal. Para produzir editorial sobre o trabalho infantil, é necessário que antes os alunos leiam textos argumentativos e façam um debate sobre o tema, tornando-se capazes de caracterizá-lo com precisão. Com as turmas dos maiores, leia e discuta o Texto 6.
Articule-se com o professor de História pois, para que desenvolvam argumentos em defesa da erradicação do trabalho infantil, é preferível que já tenham realizado a atividade 4 daquela disciplina, com leitura e debate das justificativas usualmente alegadas para “defender” o trabalho infantil. Complemente-a com a leitura em classe do Texto 7, “Mais argumentos” a favor e contra o trabalho infantil.
Para discuti-los, você pode, por exemplo, elaborar um quadro em que, de um lado sejam colocadas as opiniões daqueles que defendem o trabalho infantil e, do outro, os argumentos que os alunos podem contrapor a tais pontos de vista:


Os que defendem o trabalho Para rebater essa idéia,
infantil dizem que: argumentamos que:

“Melhor trabalhar do que ficar
na rua em más companhias”...

Organize um debate entre dois grupos, um defendendo o trabalho infantil e outro se posicionando contra; ou, então, discuta o tema com a turma toda, anotando em um dos lados da lousa os pontos principais que deverão constar do editorial. Em seguida, produza um texto coletivo, abrangendo os itens registrados na lousa. Chame a atenção deles para a forma discursiva desse tipo de texto (opinião, defesa de idéias, uso de argumentos). Depois proceda à edição do texto ou encaminhe-o aos responsáveis pela edição, conforme o combinado para as demais matérias do mural.
Outras seções e textos do jornal
As seções Notícias, Mundo e Cotidiano serão compostas de matérias e reportagens sobre o trabalho infantil. Os alunos poderão trazer informações colhidas na própria localidade em que vivem (o que já está sendo solicitado em atividades de História, Ciências e Geografia) ou aquelas publicadas em jornais locais, se os houver na sua cidade. Se forem escrever as notícias, oriente-os para que estas tenham, de fato, característica desse tipo de texto. Distribua jornais, leia algumas notícias com eles e faça-os observar suas características. Reproduza e distribua o Texto 8, com exemplo de trecho de uma notícia.
A função da notícia é informar o leitor (no jornal impresso ou mural) ou o ouvinte (no jornal falado). Explique que o início da notícia procura situar o leitor (ou ouvinte) no assunto que será apresentado. Em geral, responde às perguntas: quem, o quê, quando, onde, como e por quê.
Diga também que, numa notícia, os fatos não são relatados em ordem cronológica, mas de importância. Incentive-os também a estabelecer a relação entre o título da notícia e o texto.
A reportagem caracteriza-se por formar um conjunto de matérias sobre um mesmo tema, aprofundando um fato ou conjunto de fatos no tempo e no espaço: comparam-se acontecimentos de épocas passadas com os atuais, fatos semelhantes ocorridos em outras localidades; recorre-se também a depoimentos ou comentários feitos por pessoas ligadas ao tema. Para essa seção, certamente você contará com o trabalho proposto para as áreas de História, Geografia e Ciências. Mas não se esqueça de explorar em sala de aula algumas reportagens publicadas em jornais, para que os alunos apreendam sua estrutura. Além disso, converse com os professores das outras áreas para que desenvolvam um trabalho conjunto.
Afinal, leitura e escrita são habilidades que dizem respeito a todas as áreas.
A seção de cartas é propícia para a manifestação dos alunos, professores, funcionários e pais sobre o trabalho infantil, denunciando, protestando, solidarizando-se com as crianças e adolescentes explorados. Também nesse caso, é necessário trabalhar com os alunos o formato das cartas que são escritas para jornais e revistas.
Se houver uma seção Saúde, aproveite o trabalho realizado em Ciências. Na seção Denúncia podem ser divulgadas situações de exploração do trabalho infantil, com fotos, desenhos etc.
Finalmente, o jornal mural divulgará histórias e poemas feitos pelos alunos e escolhidos por eles mesmos para compor o mural. Orientações para isso constam das Atividades 4 e 5, adiante.
Criando manchetes para o jornal
O objetivo é que os alunos criem manchetes para as notícias que irão publicar no jornal mural. Explique-lhes que a manchete tem dupla função: anunciar o assunto tratado e atrair a atenção do leitor. Por isso, não deve ser muito extensa.
Prepare com antecedência recortes de algumas notícias de jornais sem os respectivos títulos ou subtítulos. Organize os alunos em duplas, distribua uma notícia para cada dupla, pedindo que leiam com atenção e criem uma manchete para ela. Depois, troque os recortes de jornais de cada dupla e solicite que façam o mesmo com outra notícia. Assim, cada notícia receberá duas manchetes feitas por duplas diferentes.
Cada dupla lê as notícias sobre as quais trabalhou e apresenta sua manchete. Peça-lhes que comparem as manchetes criadas para uma mesma notícia por diferentes duplas e apreciem todas as manchetes criadas. Em seguida, entregue-lhes as manchetes originais para que comparem com aquelas criadas por eles. Discuta as possíveis razões para as diferenças. O Texto 8 traz também exemplos de manchetes. Sugira que tentem imaginar o conteúdo das respectivas notícias.

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