segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividade 2

O direito à saúde

Objetivos: conhecer e refletir sobre o direito das crianças à saúde; conhecer os riscos à saúde a que estão sujeitas as crianças trabalhadoras.
Sugerimos, como subsídio, que analise o quadro anexo ao volume 1, especialmente a nota relativa aos riscos à saúde implicados nos trabalhos exercidos por crianças em todo o Brasil.
Material: papel pardo; revistas, jornais, folhetos de propaganda variados, com imagens de crianças exercendo diversas atividades; canetas coloridas, tesoura, cola; cartaz 2; para 6º ao 9º ano, reprodução do Texto 15.

Para classes da 1º ao 9º ano

Inicie a atividade escrevendo na lousa uma forma concisa do 3o direito da criança:
TODA CRIANÇA TEM DIREITO A CRESCER COM SAÚDE
Converse com os alunos sobre esse direito e seu significado. Verifique se a classe já aprendeu sobre o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente. (atividade 5 de História). Se não, explique que é a lei brasileira que assegura esses direitos – dentre os quais o direito à saúde integral. Inicie discutindo o que entendem por saúde. É comum pensarem que ter saúde é não estar doente. Explique-lhes o conceito mais abrangente de saúde, definido pelo bem-estar físico, psíquico, emocional, e que inclui as condições de vida – alimentação, vestuário e moradia adequados – e assistência médica.
Distribua o Texto 15 (O trabalho no sisal), no caso dos alunos mais velhos, sugerindo leitura individual, ou leia-o com a classe, no caso dos mais novos. Após esclarecer o sentido de palavras desconhecidas e certificar-se de que compreenderam o texto, pergunte: Essas crianças têm garantido o direito à saúde?
Peça que releiam o texto para responder: Quais os riscos à saúde de Paulo Sérgio e de Éris?
Quais as conseqüências à saúde do trabalho que fazem? Esse trabalho é adequado a uma criança? Pergunte ainda: De acordo com esses depoimentos, além do direito à saúde, que
outros direitos da criança estão sendo violados?
As respostas devem ser anotadas na lousa e nos cadernos.
Em seguida, em discussão coletiva, procure saber dos alunos de que tipo de assistência à saúde dispõem: eles têm garantido esse direito?
Deixe-os falar livremente. Mesmo no caso de os alunos disporem de assistência satisfatória, lembre-os de que esse é um direito de todas as crianças. Pergunte à classe se acham que todas
as crianças (do bairro, da cidade) têm acesso a assistência médica.
Caso negativo, proponha descobrirem o que poderia ser feito para garantir a todas as crianças o direito à assistência à saúde. Em grupos, os alunos podem fazer uma pesquisa na comunidade, verificando os postos existentes e a população que a eles têm acesso. Também podem convidar um profissional da área de saúde para conversar sobre o atendimento às crianças e adolescentes locais e o que poderia ser feito para melhorá-lo. Se for o caso, os alunos podem confeccionar um cartaz reivindicando as melhorias necessárias. Os das séries mais adiantadas podem escrever uma carta ao prefeito, aos Conselhos Municipais de Saúde e dos Direitos da Criança do Adolescente.
Para aprofundar o conhecimento da realidade das crianças que trabalham e os danos causados à saúde pelas atividades exercidas, sugerimos uma atividade usando imagens. Com isso os alunos também irão perceber que a imagem, tal como o texto escrito, pode ser veículo de informação. Nas aulas de História e Português, provavelmente já terão analisado o cartaz 2, com fotos de crianças trabalhando. Proponha então a montagem coletiva de um painel, utilizando imagens e textos.
Distribua as revistas, jornais e outros materiais que tiver reunido; peça-lhes que retomem também os textos já lidos, os relatos e depoimentos coletados nas entrevistas feitas nas aulas de História e Geografia. Oriente-os a, em grupos, selecionar e recortar imagens que mostrem crianças trabalhadoras em diferentes setores da economia, em atividades rurais e urbanas. Se não encontrarem determinadas imagens, podem desenhar, com base nas fotos do cartaz ou nos depoimentos escritos. Essas imagens irão compor um painel, montado em papel pardo.

Promova a leitura das imagens selecionadas:

Que sensações as imagens provocam em vocês?
Conduza os alunos a fazer descrições detalhadas: a partir de uma dada imagem de criança, devem indicar a idade aparente, a cor da pele, as roupas, descrever aspectos de higiene, do ambiente em que trabalha, se está acompanhada ou sozinha, o que faz, sua expressão do rosto etc. Depois, oriente a montagem do painel, propondo que escrevam uma legenda para cada imagem, com base nas entrevistas, depoimentos ou textos lidos.
Finalmente, com o painel montado, promova uma discussão coletiva: Quais as condições de vida desses meninos e meninas? Quais serão as conseqüências dessas atividades para a saúde das crianças?

Retome o direito à saúde: com base nas imagens, textos e nas explicações dadas por você, façam uma lista dos riscos à saúde a que estão sujeitas essas crianças. Anote na lousa e peça que os alunos registrem nos cadernos. A discussão coletiva deve levá-los a perceber as condições arriscadas e injustas em que vivem as crianças trabalhadoras.

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