sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Atividade 2

Divulgando as idéias do grupo-classe

Objetivos: Criar um out-door para uma campanha de conscientização sobre o trabalho infantil; expressar-se nas artes visuais; entender a arte como sistema simbólico de representação; adquirir noções de ocupação de espaço, composição; articular texto e imagem; exercitar um olhar crítico sobre cartazes e out-doors.
Material: Papel pardo ou cartolina, fita crepe, lápis, papeis coloridos, tesoura, cola, revistas,
tinta guache, pincéis.

Alternativamente, esta oficina pode consistir na criação de um selo, um adesivo para automóveis ou geladeiras, o que reduz gastos com material; também podem ser criadas várias dessas formas, o que permite aos alunos trabalhar com espaços diferentes. Também, se tiver um número maior de aulas, pode sugerir à classe que crie desenhos para camisetas, bonés, chaveiros, capas de caderno, calendários, marcadores de livros etc. que, supostamente, fariam parte de uma grande campanha de conscientização da população sobre o trabalho infantil em nosso país.
Pergunte aos alunos se lembram de algum daqueles grandes cartazes espalhados pelas ruas da cidade. Explique que são conhecidos pelo nome de out-door e incentive-os a falar sobre os que mais os impressionaram, quais acharam mais bonitos etc. Diga-lhes que a tarefa que terão a seguir será, exatamente, criar um desses enormes cartazes para que todos na escola vejam e possam também pensar um pouco sobre o problema do trabalho infantil.
Voltem ao painel executado na aula anterior e peça aos alunos que escolham (ou sorteiem) quatro ou cinco desenhos que melhor identifiquem o pensamento da classe sobre a campanha de erradicação do trabalho infantil.
Não precisa ser o melhor pintado ou o mais bem feito, mas aquele que melhor simboliza a idéia
que o grupo quer expressar.
Divida a classe em grupos (tantos quantos forem os trabalhos selecionados) e distribua um dos símbolos escolhidos para cada um. É recomendável que o autor do desenho faça parte do grupo. Se a equipe quiser alterar algum detalhe ou mudar alguma cor do logotipo, já que agora o trabalho não é mais individual, mas do grupo, isso só poderá ocorrer com a concordância do autor do desenho, que deverá argumentar sobre as razões que o levaram a determinada escolha; assim também deverá fazer a equipe, justificando a mudança. Auxilieos
na busca de consenso.
Dê-lhes algum tempo para pensar e rascunhar o projeto do cartaz, que deverá obrigatoriamente conter o logotipo escolhido e tantas outras magens quantas o grupo decidir, o mesmo valendo para o texto. Lembre-os, porém, que um out-door é visto muito rapidamente, por pessoas que têm pressa, estão no automóvel, no ônibus, no horário de almoço, voltando para casa, portanto, esse cartaz deve conter um máximo de informações num mínimo de texto. Alerte-os sobre a importância da imagem! Quem tem pressa não tem muito tempo para ler, mas as imagens, mesmo que de relance, são vistas e podem influenciar as pessoas.
Conte-lhes também que muitos out-doors agora já não respeitam mais o limite do retângulo original: apresentam imagens que parecem saltar para o espaço, rompendo com as regras tradicionais e, portanto, mais uma vez, chamando a atenção de quem passa. Incentiveos a serem criativos, ousados, originais!
Determine um tamanho padrão para os cartazes (120cm x 80cm, por exemplo, ou maior), ensine-os a colar as folhas de papel pardo ou cartolina por trás, com fita crepe até alcançar o tamanho estipulado. Oriente os alunos na ampliação dos desenhos, execução das letras do texto e, principalmente, na composição do cartaz.
Se você estiver trabalhando com as séries iniciais, leve o papel já colado, pronto para receber o desenho e auxilie as crianças na execução do mesmo. Não exija dos pequenos algo muito elaborado; você pode também diminuir o tamanho do cartaz e trabalhar com pintura a dedo ou colagem. O importante é que todos participem.
Nas classes com alunos maiores, distribua guache, pincéis, copos descartáveis para água e mistura de tintas, assim como papel toalha ou tecido velho para limpeza dos pincéis. Oriente os alunos na obtenção das cores que necessitarem e na pintura em geral. Você pode também optar por colagem se achar mais produtivo e mais de acordo com o nível dos alunos; para tanto, distribua papéis coloridos, revistas velhas, tesoura e cola. Nada impede, também, que o
grupo utilize uma técnica mista: por exemplo, o desenho pintado e as letras do texto, recortadas de jornais ou revistas e coladas sobre o guache.

Terminados os trabalhos, converse com a classe sobre como foi trabalhar em equipe, se os cartazes divulgam bem a idéia do grupo e o significado da campanha, se as pessoas que os virem se sentirão atraídas por eles. Discuta também sobre questões estéticas – a composição, ocupação do espaço, utilização das cores, a pintura, se os cartazes são inovadores, como foi a escolha das imagens, do texto e também sobre a arte enquanto representação de idéias, enquanto algo que tem significado.
Converse com os alunos sobre os pontos mais movimentados da escola e, junto com eles, coloquem os cartazes espalhados pelos locais onde passam mais pessoas.

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