segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividade 3

Os catadores de lixo

Objetivos: sensibilizar sobre o trabalho de crianças e adolescentes em depósitos de lixo; perceber o quanto é insalubre a vida dos catadores de lixo; alertar e desenvolver atitudes de cidadão para com questões relativas à produção de lixo, desperdício, possibilidade de reaproveitamento e destino adequado ao que não pode ser reutilizado.
Subsídios: Quadro anexo ao v.1 e seção “Efeitos perversos do trabalho infantil”, v.1, p.16-17
Material: para 5a a 8a séries, reprodução do Texto 16.

Para classes da 1º ao 9º ano
Proponha aos alunos que façam uma pesquisa em casa sobre a qualidade do lixo produzido e o destino que lhe é dado. Comece perguntando se existe coleta de lixo no bairro onde as crianças moram, se sabem para onde esse lixo é levado e o que é feito com ele. Isso pode levar a uma investigação bem interessante, pois a maioria de nós não se preocupa com o destino do lixo que vai da porta para fora.
Discuta o conceito de lixo com os alunos e peça que procurem no dicionário o significado da palavra. Eles encontrarão a definição como “sujeira, imundície, coisa ou coisas inúteis, velhas sem valor”. Explique que, em linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos, consistindo em “materiais descartados pelas atividades humanas”. Contrapondo esses dois significados, os alunos poderão perceber que os materiais descartados pelas atividades humanas nem sempre são inúteis e que algumas pessoas podem encontrar utilidade nesse “lixo”. Verifique o que sabem a respeito dos chamados catadores de lixo.
Explique que os catadores de lixo exercem uma função ecológica importantíssima, pois recolhem material que pode ser reutilizado ou reciclado, contribuindo para diminuir o desperdício e as montanhas de lixo à mercê do tempo. Mas essa não é uma atividade digna de um ser humano, pelas condições insalubres e subumanas em que atuam.
Organize com a classe uma lista do que jogam fora como sendo “lixo”, e que outra utilidade poderia ser dada a esse “lixo”. Introduza o conceito de reutilizar, que difere do conceito de reciclar. Reciclar significa transformar os restos descartados por residências, fábricas, lojas e escritórios em matéria prima para a fabricação de outros produtos. Não importa se o papel está rasgado, a lata amassada ou a garrafa quebrada, pois ao final tudo vai ser transformado em novos objetos e embalagens. Ao reutilizar, estamos dando nova utilidade ao mesmo produto. Ao invés de descartar garrafas de plástico, podemos transformá-las em vasinhos de plantas, portalápis, porta-trecos etc. Com essas questões em mente, proponha que, ao voltar para casa, os alunos investiguem seu lixo doméstico. Deverão fazer uma lista do que vai para o lixo. Também podem pesquisar, em casa, quanto lixo a família produz diariamente. Os mais velhos poderão fazer estimativas do volume (em litros) de lixo recolhido em um dia e dividir pelo número de pessoas que moram na mesma casa, chegando, assim, ao valor de produção individual.
Com o resultado das pesquisas em casa, a classe irá analisar o lixo produzido, separando-o em reciclável e não reciclável. Faça na lousa uma lista dos itens que forem apontando, separando-a em duas colunas, de lixo reciclável e de não- reciclável.
Usando a lista, discuta com os alunos os conceitos de reciclar e reutilizar. Fale também das pessoas, adultos e crianças, que conseguem sobreviver nos depósitos de lixo catando o que a maioria das pessoas considera sem utilidade Discuta ainda a problemática do excesso de lixo, da falta de espaço para depositá-lo – e da necessidade de erradicar o trabalho infantil nesse espaço.
Se for possível, a classe será ainda mais sensibilizada assistindo ao documentário Ilha das Flores, com roteiro e direção de José Furtado (1989)
Depois, distribua o Texto 16 (É ruim ser criança) – ou leia-o para as crianças menores – e, após a leitura, inicie uma discussão com os alunos: A atividade de catar lixo é adequada às crianças? Por quê? Qual a função dessas crianças no lixão? A que riscos crianças catadoras de lixo estão sujeitas? Quais as conseqüências desses riscos para a saúde?
Ao discutir as conseqüências para a saúde, considere, além dos acidentes com objetos cortantes, também a presença de lixo hospitalar e tóxico (se houver); informe aos alunos que a presença de todo tipo de lixo junto, hospitalar, residencial e tóxico, aumenta em muito o risco de contaminação das crianças que vivem da coleta de lixo; em algumas cidades, o lixo hospitalar é coletado e tratado separadamente, para evitar o risco de contaminação. Verifique se isso acontece na sua cidade. Também reforce o risco de transmissão de doenças por animais como moscas, ratos, pulgas e baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário