segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividade 3

O trabalho infantil na comunidade

Objetivo: Obter dados e informações a respeito das atitudes para com o trabalho infantil na sua comunidade.
Material necessário: papel, lápis, borracha, régua, cartolina e recortes de jornais e revistas.

Para classes da 3º ao 5º ano
Converse sobre as atividades já realizadas sobre o assunto e anuncie que irão fazer um “mapeamento” do que as pessoas pensam sobre o trabalho infantil. Faça junto com a classe um roteiro de perguntas para ser usado em entrevistas com os pais e outras pessoas. É muito importante procurar as mais diversas pessoas da sua comunidade, como o padre, o dono da venda ou mercearia, algum político local vereador ou prefeito, outros professores, donas de casa, motoristas, vendedores ambulantes, feirantes etc.
O roteiro sugerido envolve questões sobre o trabalho infantil como:
1) O sr(a). conhece alguma criança que trabalha? Qual o tipo de trabalho desempenhado?
2) Qual a sua opinião sobre o trabalho infantil?
3) Por que existe o trabalho infantil?
4) Quais as conseqüências para as crianças que trabalham muitas horas por dia?
5) Qual a sua opinião sobre o papel dos governos no combate ao trabalho infantil?
6) Na sua opinião, como a sociedade deveria se organizar para ajudar a acabar com o trabalho infantil?
Peça aos alunos para anotar as respostas de maneira organizada nos cadernos.
Após a pesquisa, forme grupos para que discutam e comparem as respostas obtidas. Em seguida, anote os resultados na lousa, em forma de relatório, e incentive comentários. Peça que copiem e ilustrem o relatório em seus cadernos.
Ainda em grupos, peça que criem pequenos cartazes com frases (que podem ser ilustradas com colagem ou desenho) sobre as principais conclusões a que chegaram após as entrevistas: opiniões sobre trabalho infantil, por que crianças trabalham, por que não devem trabalhar em hipótese alguma, o papel do governo e da sociedade em combater o trabalho infantil. Organize uma exposição dos cartazes no pátio da escola, não esquecendo de reservar alguns para expor no evento final.


Para classes da 6º ao 9º ano
Adote os mesmos procedimentos acima para fazer a pesquisa. Se preferir, acrescente questões, para ampliar o debate sobre o tema:

7) O sr(a). conhece ou já ouviu falar do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)?
8) Conhece os direitos das crianças? Quais?
9) A sua comunidade já promoveu alguma atividade para defender os direitos das crianças e adolescentes?
10) Na sua opinião, em que idade a criança deve completar sua educação? Em que idade deve ser permitido que a criança comece a trabalhar?
11) Sua escola ou a do seu filho organizou alguma atividade relacionada aos direitos da criança e do adolescente, ou ao trabalho infantil?
12) Conhece alguma organização local, nacional ou internacional que atua na defesa dos direitos das crianças?
13) O que o sr(a). pode fazer para contribuir para o fim do trabalho infantil?
Após a pesquisa, proponha aos alunos a elaboração de cartazes com tabelas e gráficos de barras dos dados obtidos (se necessário, peça a colaboração do professor de Matemática).
Promova a discussão coletiva dos resultados, relembrando o que estudaram sobre “justificativas” para o trabalho infantil em História e Português.
Finalize essa atividade solicitando à classe que escreva uma carta sobre os direitos das crianças, as conseqüências do trabalho infantil na vida delas e cobrando providências para sua eliminação. Com auxílio do professor de Português, proceda à revisão do texto coletivo.
Envie cópias dessa carta a representantes como vereadores da cidade, deputados estaduais e federais, de Conselhos Municipais e do Ministério Público.

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