sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Atividade 4

Não desligue o televisor!

Objetivos: Criar um comercial para TV sobre a erradicação do trabalho infantil; expressar-se na linguagem cênica; observar de maneira mais crítica os comerciais de televisão; adquirir algumas noções de artes cênicas.
Material: cartazes 2 e 3; se necessário, material de apoio, acessórios para a caracterização de personagens (tecidos, chapéus, óculos, perucas...); se possível, uma filmadora.

Alternativamente, esta oficina também pode consistir na criação de um anúncio para rádio.
Nesse caso, a ênfase não será nas imagens visuais mas na palavra, no som.
Nesta oficina você estará exercitando com os alunos um pouco de teatro; para tanto, é necessário, antes de qualquer atividade, fazer um pequeno aquecimento com a turma. Um outro cuidado que se deve ter é quanto à exposição dos alunos: incentive todos a participar, mas muitas pessoas não se sentem bem quando colocadas como foco das atenções; portanto, não force os que não quiserem participar; dê-lhes outra função, como preparar o cenário, pensar nas falas, na maquiagem, figurino, fundo musical etc.
Esvazie a sala, retirando ou afastando todas as carteiras, de modo que sobre o maior espaço vazio possível. Peça que todos fiquem em pé, se espreguicem, façam vária vezes o gesto de jogar fora luvas e chinelos e caminhem lentamente pela sala, ocupando todos os espaços, sem se olhar. A um sinal seu (pode ser o som de palmas) mude o comando, peça-lhes que andem de costas. Novo comando, voltam a andar normalmente e, novo sinal, correndo, voltam ao normal. Peça agora que se olhem nos olhos quando cruzarem com um colega. Dê uma série de orientações, sempre intercaladas com uma volta ao modo normal de andar: como bêbados, como soldados marchando, como velhos, como num desfile de modas, na corda bamba, na lama, num terreno minado... diga “Uma bomba explodiu!” e mande “Congelar!” (parar no meio da ação, como se tivessem se transformado em estátuas).
Novamente, solicite que se levantem, se espreguicem e caminhem pela sala. A um sinal seu, deverão congelar o movimento. Peça-lhes que continuem andando normalmente, alternando ordens como: amarrem o seu tênis, congelem, andem, troquem a lâmpada do teto;
congelem, andem; escovem os dentes, congelem, andem; peguem um lápis que caiu no chão, congelem, andem; apanhem uma laranja bem alto, numa árvore, congelem, andem; acenem para alguém que está muito longe, congelem, andem, apaguem com o pé um cigarro aceso que caiu no chão, congelem, andem, ajoelhem-se na igreja, congelem, andem, lavem roupa no tanque, congelem, andem, rodem um bambolê na cintura, congelem, andem.
Peça agora que o grupo se organize em duplas, um frente ao outro para o jogo do espelho. As duplas deverão combinar quem é a pessoa, quem é o espelho. O jogador “pessoa” deverá fazer o maior número possível de movimentos, desde os mais sutis, como mascar chicletes aos mais elaborados, como contorcer-se no chão e o “espelho” deverá imitar simultaneamente todos os gestos de seu par. Passados uns dois minutos (ou menos) diga bem alto “Troca!”, assim, quem era espelho vira pessoa e a pessoa, espelho, seguindo as mesmas regras.
Criando um comercial
Peça aos alunos que se sentem em círculo, no chão ( e você também) e diga-lhes que seu próximo desafio será o de criar um comercial para televisão, um “miniteatro”, que conscientize as pessoas sobre a vida da criança e do adolescente que trabalha. Recupere um
pouco de tudo que já foi falado nas outras aulas, traga mais idéias a partir da leitura do volume 1.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Converse com os alunos
pedindo para que cada um fale sobre algum comercial de TV do qual gostou, ou que achou criativo, não esqueceu, e pergunte por quê. Diga você também o seu.
Peça-lhes também para comentar algum comercial que tenham achado horroroso e que digam por quê. Explique que um comercial deve influenciar as pessoas: elas deverão acreditar naquilo que os atores estão dizendo. Lembre ainda aos alunos que um comercial é muito rápido; portanto, em alguns segundos ou minutos, terão de dar seu recado!
Divida a classe em grupos de, no máximo, seis pessoas e dê-lhes tempo para pensar e ensaiar seu comercial. Circule entre os grupos, orientando-os e esclarecendo dúvidas. Ofereça-lhes, se possível, material de apoio (tecidos, papéis, cartolinas, tesoura, cola, tintas, pincéis, pois pode ser que alguém queira fazer um chapéu, um bigode postiço...).
Se o grupo quiser, poderá também utilizar o jingle criado na aula anterior, como fundo musical, e o logotipo como elemento do cenário.
Incentive-os quanto ao uso, assim, a campanha vai ficando cada vez mais marcante, sonora e visualmente.
Apresentando o comercial.
Sorteie a ordem de apresentação dos grupos.
Divida novamente a sala em palco e platéia – e diga-lhes que, agora, estão na TV!
Se for possível dispor de uma filmadora, seria excelente gravar os comerciais.
Assim que cada grupo apresentar seu comercial, incentive a platéia a aplaudir. O esforço dos alunos deve ser recompensado. Deixe o grupo ainda no palco, enquanto você comenta com a platéia se esta entendeu o que os “artistas” queriam dizer, se as falas, os gestos, os movimentos, a ocupação do espaço etc. foram adequados, se deu para ouvir bem, se ficou clara a idéia sobre a erradicação do trabalho infantil, se a platéia quer fazer alguma pergunta ao grupo.
Passe a palavra aos alunos que se apresentaram para que respondam às dúvidas da platéia.
Pergunte-lhes como foi trabalhar em equipe, se foi fácil criar a cena, se alguém não se sentiu à vontade, se sentiram falta de material, se gostariam de alterar algo em sua apresentação depois das colocações feitas pelos colegas etc.
Chame outro grupo para se apresentar e proceda da mesma maneira, até que todos tenham se apresentado.
Finalmente, se tiver filmado os comerciais, mostre-os à classe.
Lembre-se: todas essas atividades poderão, se os alunos quiserem (pois não se pode forçá-los, principalmente nas apresentações de música e teatro, quando alguns poderão sentir-se constrangidos), formar parte do evento que marcará o final do projeto na escola, de conscientização sobre a necessidade da erradicação do trabalho infantil. Assim, poderiam ser convidados a ver o trabalho dos alunos os pais, famílias, a comunidade, funcionários da escola etc. Integre-se aos demais professores da equipe escolar para a organização desse evento.

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