quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ECA - Preparando o dia da criança

O site Plenarinho da Câmara dos Deputados está promovendo um Concurso de redações sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Podem participar crianças de 7 a 14 anos e o prazo limite para envio dos textos é 30 de setembro pelo email plenarinho@camara.gov.br As melhores redações serão publicadas com destaque e premiadas. O site disponibiliza uma versão em quadrinhos do ECA em sfw ou pdf.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Estatuto da Criança e do Adolescente

Direitos das Crianças


Aula Eca

Professores do Ensino Religioso se unem para trabalhar o tema Estatuto da Criança e dos Adolescentes.

• Professoras: Jussara Faria de Resende e Mírian Aparecida R Ferreira
• Disciplina: Educação Religiosa
• Tema: ECA
• Turmas: 1º,2º,3º,4º e 5º ano.

• Objetivos:
Conscientizar sobre deveres e direitos de cada um;
Reconhecer como cidadão, que em nossa sociedade existem regras e normas sociais a serem cumpridas e respeitadas;
Discriminar direitos e deveres sociais, escolares e familiares;
Compreender-se como parte de um todo, reconhecendo-se como sujeito de direitos e deveres.

Estratégias:
- Leitura e compreensão do gibi – A Turma da Mônica e o Estatuto da Criança e do Adolescente – no Laboratório de Informática;
- Confecção da história em quadrinhos;
- Desenho dirigido;
- Produção de texto;
- Completando e criando frases e pensamentos;
- Cartaz com desenhos representando Direitos e Deveres segundo o ECA;
- Atividades no Laboratório de Informática, explorando o tema: Liberdade e Limites na Família, parte I e II.
- Interpretação de texto: “Por que a criança não pode trabalhar.”
- Atividades relacionando direitos e deveres...
- Gibi do Ziraldo;
- Caça-palavras;
- Estatuto da criança e do adolescente – direitos e deveres – (art. 3, 7 ,11, 15, 16, 17, 18, 19, 53, 71 da lei 8 069 de 13/07/1990 ECA).

• Desenvolvimento:
As atividades foram ministradas após a manipulação, leitura e interpretação do gibi da Turma da Mônica que aborda os direitos e deveres numa linguagem divertida, agradável e de fácil compreensão para o público alvo já mencionado neste planejamento, abrangendo todo o tempo previsto.

• Avaliação:
Será observado a participação de cada criança, as atitudes que cada uma delas conseguirem demonstrar. Farão parte de uma avaliação processual, além da organização e realização das atividades propostas.

FONTE:
http://www5.uberlandia.mg.gov.br/pmueduca/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=iracy_andrade&idConteudo=11476&lang=pt_BR&pg=5093&taxp=0&

Plan de Aula: Aprendendo e Conhecendo o Eca

Autora: Gláucia Costa Abdala Diniz (Uberlândia/MG - Ed. Básica)
Co-autor(es): Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular

Modalidade: Ensino Fundamental Inicial
Tema: Ética e respeito mútuo
Dados da Aula: O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente.
2. Identificar situações em que os direitos da criança e do adolescente não são respeitados.
3. Propor ações que ampliem a divulgação do ECA e que garantam o respeito aos direitos contidos no Estatuto.

Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público, assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Apesar de já decorridos 15 anos de sua promulgação, a realidade revela que se torna cada vez mais evidente a dificuldade de efetivação dos direitos inscritos no Estatuto na realidade cotidiana das crianças e adolescentes brasileiros. Desse modo, é necessária uma ampla difusão do ECA e a proposição de ações mais efetivas que garantam o respeito a estes direitos.

Momentos da aula:

1º Momento: O professor deverá iniciar a aula perguntando: Quem sabe o que significa a sigla ECA? Caso nenhum aluno conheça a sigla, o professor dirá o seu significado – Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seguida, lança outras questões: O que é um Estatuto? Para que serve?
Após ouvir as hipóteses dos alunos, o professor deverá informar que irão conhecer o ECA, por meio de uma turma que é muito divertida, mas que também se preocupa com assuntos sérios.
(A apresentação do recurso poderá ser feita de forma dialogada, interativa, ou seja, professor e alunos poderão fazer comentários, esclarecimentos acerca do que a Turma da Mônica relatar em cada parte da história. Sugere-se que esta atividade seja realizada no laboratório de informática).

2º Momento: Após assistir ao vídeo, abrir espaço para que os alunos esclareçam dúvidas, façam perguntas e se posicionem em relação ao que foi relatado sobre o ECA. O professor também fará os seguintes questionamentos: Será que este Estatuto é conhecido pela maioria das crianças e adolescentes brasileiros? E pelos adultos que cuidam de crianças e adolescentes? Em que situações vocês consideram que os direitos contidos no estatuto não estão sendo respeitados? O que podemos fazer para divulgar o ECA e garantir que os direitos sejam cumpridos?

3º Momento: Em seguida, o professor deverá propor a elaboração de um texto coletivo contendo informações sobre o ECA, para contribuir com a divulgação do mesmo e sugerir algumas ações que garantam o respeito aos direitos das crianças e adolescentes brasileiros. Para isto, professor e alunos poderão pesquisar mais informações sobre o Estatuto, por meio da Internet.
O texto produzido coletivamente deverá ser publicado no jornalzinho da escola e /ou em outros meios de comunicação.

Recursos Complementares
Professor, para enriquecer as discussões relativas ao ECA, acessar o sítio http://www.promenino.org.br/portals/o/cidade/index.htm onde você encontrará um recurso bastante interessante que se refere à Cidade dos Direitos. Para a sua utilização, os alunos deverão ir para a sala de informática da escola.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que a atividade contribuiu para conhecer e refletir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produção coletiva de texto. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de identificar situações em que os direitos da Criança e do Adolescente não estão sendo respeitados e de propor ações de mudanças.

FONTE:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10008

Uma Breve História dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil

Cartaz Turma da Mônica do Eca

Cartilha O Menino Maluquinho e os Direitos Humanos

A Turma do Menino Maluquinho aprende sobre Direitos Humanos

O cartunista Ziraldo escreve Cartilha que traz os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com a Turma do Menino Maluquinho. A publicação é uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos - SEDH.

Para baixar a cartilha completa clique no link abaixo:
http://www.promenino.org.br/Portals/0/Biblioteca/CartilhaZiraldo_DH.pdf

Caça-palavras

Caça-palavras: busque no quadro as palavras em negrito. Mas atenção, pois no quadro as palavras estão sem acentuação.

Toda criança tem o direito de brincar
Toda criança tem o direito de ter uma alimentação saudável
Toda criança tem o direito de ter uma família
Toda criança tem o direito de ter respeito
Toda criança deve ter acesso à educação
Toda criança tem o direito a vida
Toda criança tem o direito a saúde
Toda criança tem o direito a segurança
Toda criança tem o direito a liberdade

Cruzadinha.

Horizontal
1. Dentre os deveres das crianças e dos adolescentes, está o de ... os pais e os mais velhos. (palavra com oito letras)
3. Júnior mora em uma casa humilde no sertão. Todo dia, sua mãe prepara para as refeições uma mistura de farinha e água. Júnior não tem garantido o seu direito a uma boa ... (palavra com 11 letras)
4. Além dos direitos, o ECA também fala sobre os ... (palavra com sete letras)
6. Toda pessoa que ainda não completou 12 anos é uma ... (palavra com sete letras)
9. Flavinho tem 11 anos e não está matriculado na escola. Flavinho não tem garantido o seu direito de ... (palavra com sete letras)
10. Além de direitos, as crianças tem deveres, como o de ... o meio ambiente. (palavra com nove letras)

Vertical
2. Aninha não tem tempo para encontrar seus amiguinhos. Ela vai à escola pela manhã e no resto do dia ajuda a mãe a recolher lixo reciclável para ajudar a família. Nesse caso, Aninha não tem garantido seu direito de ... (palavra com sete letras)
5. Os direitos infanto-juvenis são garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, também conhecido pela sigla ... (palavra com três letras)
7. Paulo completará 14 anos daqui a dois meses. O menino está animado porque então poderá trabalhar como ... (palavra com oito letras)
8. O ... infantil é proibido pelo ECA. Mesmo assim, milhares de crianças são obrigadas a trabalhar para ajudar suas famílias. (palavra com oito letras)

Os Direitos das Crianças.