segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Atividade 1

Crianças e adolescentes devem trabalhar?

Objetivo: -Para iniciar o diálogo com os alunos sobre o trabalho de crianças e adolescentes,
sugerimos uma conversa sobre o trabalho em geral; em seguida, uma sensibilização sobre o trabalho infantil, para, finalmente, abrir a discussão sobre o que pensam a respeito. Antes de desenvolver esta atividade, releia a seção.
“O que é trabalho infantil?”.
Material necessário: papel pardo, pincel atômico, cartaz 2


Para classes da 1º à 5º ano.
Observando os adultos trabalhadores da escola
Convide os alunos a circular um pouco pela escola, observando os adultos e as atividades que estão realizando. Leve-os à cozinha, ao pátio, à diretoria, à secretaria.
Em classe, peça que contem o que viram: qual a atividade, quem estava realizando, para quê.
Peça que descrevam ou imitem os movimentos realizados pelas pessoas. Explique-lhes que as atividades observadas são chamadas de trabalho.
Escolha uma delas (a preparação da merenda, por exemplo) e pergunte: qual era o cardápio, que produtos estavam sendo utilizados. E de onde vieram esses produtos. É importante perceberem que no trabalho, de modo geral, há transformação. O milho foi transformado em fubá que virou uma gostosa polenta para o lanche...
Terminando essa exploração, sugira à classe pensar na seguinte questão: a escola poderia funcionar com todos os adultos estudando e as crianças trabalhando, nas tarefas que observaram? Por quê? Provavelmente, os alunos irão perceber que as tarefas não são adequadas para serem feitas por crianças: usar fogão, manusear grandes panelas pesadas, varrer um pátio imenso...
Observando fotografias de crianças trabalhando
Afixe na parede ou na lousa o cartaz 2 (Uma realidade que precisa mudar), com fotografias de crianças trabalhando. Peça que observem com atenção as fotos e as descrevam livremente.
Depois, pergunte qual palavra indica o que todas as crianças nas fotos estão fazendo (trabalho).
Desafie-os a expressar a grande diferença em relação ao que observaram na escola. Com certeza, irão perceber que crianças como elas estão quebrando pedras, colhendo cana e fazendo outras atividades, que deveriam ser feitas por adultos.
Pergunte-lhes se acham que isso está certo e por quê. Anote as respostas na lousa e, se já dominam a escrita, peça para anotarem no caderno. Caso contrário, registre suas respostas numa folha de papel pardo e deixe-a fixada numa parede da sala.
Finalmente, como tarefa de casa, solicite que conversem com um/a adulto/a com quem convivem e perguntem sobre seu trabalho: o que faz, como faz, por que faz, se gostam, com que idade começaram a trabalhar e por quê. Peça para registrarem as respostas no caderno (ou guardar bem na memória, se ainda não escrevem), para conversar sobre o assunto numa próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário