segunda-feira, 16 de agosto de 2010

História

Propomos aqui uma seqüência de atividades para serem desenvolvidas com suas classes, visando propiciar reflexão a respeito do trabalho de crianças e adolescentes, no Brasil e no mundo. Outras atividades poderão ser criadas por você, ao reconhecer a importância desse e de outros assuntos relevantes da realidade brasileira, na composição do currículo de História de sua escola.
O ordenamento das atividades inicia-se com a exploração da noção mais ampla de trabalho para, depois, introduzir essa forma particular e condenável, que é o trabalho infantil. Em seguida, o tema é problematizado na forma como se apresenta no Brasil atual – por meio de fotografias, pesquisas na comunidade e textos. Com base nos conhecimentos propiciados por essa visão do trabalho infantil no presente, voltamos o olhar ao passado, para buscar compreender por que essa forma de trabalho persiste até nossos dias e por que ainda é vista de maneira tão natural. Nessa busca, resgatamos um pouco da experiência das crianças escravas e trabalhadoras nas fábricas(no início do século XX); textos e imagens permitem ressaltar o significado individual e coletivo dessas experiências. Do passado, novamente por meio de fotografias, documentos de época e outros textos, retornamos ao presente. Esse movimento traz uma dimensão de historicidade que ajuda a ampliar a compreensão do que foi e é o trabalho infantil: uma forma de exploração desenfreada e desrespeitosa, por parte de empregadores, que põem seus lucros acima de qualquer consideração de natureza ética ou de justiça social. A volta ao presente traz também um novo olhar para as crianças e adolescentes: são sujeitos de direitos, que devem ser assegurados pela família, pela sociedade e pelo Estado – principalmente, são sujeitos do direito à infância, tempo em que estudar e brincar são atributos essenciais, sua razão de ser.

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