sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Português – Texto 7

Mais argumentos

Sou a favor do trabalho infantil porque sou a favor da liberdade. Exemplos mostram que quem começou cedo a trabalhar (...) perdeu o medo de enfrentar a vida. Tirar o menor do mercado de trabalho para proteger o adulto é um atentado à liberdade do menor. (Dirigente empresarial).
Trabalhando precocemente, as crianças perdem a chance de desenvolver sua criatividade, seu potencial como cidadãos plenos e produtivos. Lugar de criança tem que ser na escola, junto da família, nos centros de formação. (Oded Grajew, empresário, Presidente da Fundação ABRINQ)
Valorizar demais o trabalho para a solução dos problemas sociais faz com que as pessoas achem que o trabalho é bom até para crianças. Ao ver uma criança entregando pizza, as pessoas ficam aliviadas. Acham que é melhor estar trabalhando do que assaltando ou cheirando cola. (Socióloga)
“Trabalho faz mal para a educação”, mostra a pesquisa do Datafolha feita em São Paulo, na Bahia e em Pernambuco. (Reportagem da Folha de S. Paulo,1o maio 1997, Especial Trabalho Infantil, p.5)
O lugar é escuro e fechado. Isso é ilegal. Mas é melhor trabalhar do que ficar vagabundeando na rua. (Menino de classe média ao conhecer uma fábrica que empregava crianças, mesma reportagem da FSP, 1o maio 1997).
Disseram que em Brasília as meninas só brincam e estudam. Eu só trabalho, me furo e canso no sisal. Isso é vida de criança? (Menina de 13 anos, mesma reportagem da FSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário